Ontem abordei sobre as vantagens de ser superdotado. Hoje, vou falar das armadilhas. Uma delas é o rótulo e o mito da invencibilidade. Este é um depoimento de um psicólogo americano superdotado.
" Ser superdotado é prejudicial?
Rotulado como uma pessoa "superdotado" quando adolescente, este artigo me leva a refletir sobre meu próprio desenvolvimento intelectual.
Ser "superdotado" minou minha realização ? Possivelmente.
Quando você é rotulado "superdotado" expectativas aumentam muito.. Inteligência se torna a sua identidade. Todo mundo sabe que você é suposto sabichão da escola. Quando você não supera os outros alunos com facilidade você se sente como um fracasso.
Ter sua identidade manchada é muito ameaçador.
Se você faz jus às expectativas, você começa a acreditar que você realmente é invencível, e que seus dons naturais vão levar você ao sucesso pessoal extraordinário. Isto leva a um ego inflado e ética do esforço e trabalho subdesenvolvido (em alguns casos).
Falar sobre isso me machuca ? É possível, mas eu não iria querer usar estas conclusões como desculpa para falhas pessoais.
Ainda assim, eu sou otimista. Pelo menos, eu percebi que ser "superdotado" não me leva a lugar nenhum no mundo real. Isso é algo que se deve ensinar nas escolas".
Sei bem dessa parte do ego. Muitos elogios ninguém lhe falando que existem limitações.
ResponderExcluirA cobrança... superdotados não podem ficar sem tirar a melhor nota da sala, "Tá maluco o NERD tirou menos que eu".
Tudo tende a perfeição, mas não ensinam que o ser humano é falho. =/
SER SUPERDOTADO NÃO É PREJUDICIAL COISÍSSIMA ÍNENHUMA... SER SUPERDOTÁDO CONTRIBUI (E MUITO) AO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E DO MUNDO!!!!!!!
ResponderExcluir