Texto de autoria de Denise Maria de Matos Pereira Lima
http://blog.educacional.com.br/altas_habileduc/2011/03/01/conhecendo-um-pouco-sobre-os-naahss/
Promover políticas públicas que atendam os alunos com altas habilidades/superdotação na Educação Básica da Rede Pública de Ensino do País tem sido um grande desafio para o governo federal. Entretanto, em 2005, a SEESP/MEC (Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação) implantou os NAAHs/S (Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, que ainda se encontram em fase de expansão no País.
Inicialmente, foram criados 27 núcleos no Brasil, com o apoio do governo federal, sendo um em cada Estado e um no Distrito Federal.
Os Estados optaram por implantar a sede do NAAH/S em suas capitais, com exceção do Estado do Paraná, cujo núcleo localiza-se no interior, na cidade de Londrina.
Há localidades onde o NAAH/S já se multiplicou para atender às demandas, tendo-se criado novas unidades, como é o caso do Distrito Federal, por exemplo, que atualmente conta com dez núcleos de atendimento.
O governo federal incentivou a implantação das primeiras unidades, cabendo aos Estados a responsabilidade pela administração, pela manutenção e, quando é o caso, pela abertura de novas unidades.
O projeto do NAAH/S apresenta como meta principal a criação de espaços voltados para a identificação de alunos superdotados da rede pública de ensino, o atendimento a esses alunos e a estimulação do seu potencial. Esses núcleos devem ser organizados em três unidades de atendimento:
• Unidade do aluno;
• Unidade do professor;
• Unidade da família.
Compete aos núcleos oferecer apoio aos profissionais e professores da rede de ensino, oportunizar o seu acesso aos materiais de formação docente e disponibilizar recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos por meio de pesquisas e estudos. Além disso, devem promover a formação de profissionais para identificar e atender às necessidades educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação, prestando o devido acompanhamento aos pais e à comunidade escolar, produzindo conhecimentos e disseminando informações para inclusão desses alunos.
Os profissionais que atuam nos NAAH/S deverão estar capacitados de forma que tenham competência técnica para prover e promover desafios pedagógicos e sócio emocionais ao estudante superdotado, oportunizando seu desenvolvimento e sua aprendizagem em níveis mais elevados.
Reconhecemos que as unidades ativas administradas por profissionais qualificados ou que buscam qualificação específica na área de altas habilidades/superdotação conseguem desenvolver grandes ações em prol desses alunos e estão se tornando referência para comunidade em geral, na procura por informações e soluções relacionadas ao assunto.
Algumas unidades dos NAAH/S estão adotando recursos de mídia para divulgar seus trabalhos e disponibilizam sites e blogs. Os sites permitem que a comunidade conheça as atividades que são desenvolvidas por professores, pais e alunos por meio de textos, fotografias e vídeos. De modo geral, os sites e blogs são construídos e mantidos pelos próprios alunos.
Se você quiser conhecer mais sobre os NAAHs/S, acesse o site do CONBRASDwww.conbrasd.com.br), no qual estão disponíveis os endereços eletrônicos e outros dados sobre os núcleos. Confir
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