segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O QUE É O SÍNDROME DE ASPERGER?

Extraído do site : http://www.noticiasmagazine.pt/2017/o-sindrome-de-asperger-pode-ser-confundido-com-timidez/


Por: Ana Patrícia Cardoso 18/02/2017 - 08:43

O psiquiatra Bernardo Barahona responde à pergunta, hoje, data em que se comemora-se o Dia Internacional do Asperger, uma perturbação muitas vezes confundida com o autismo.

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) estima que, em 2016, existiam cerca de 40.000 pessoas com Síndrome de Asperger, número que pode ser maior tendo em conta os casos que ainda não foram diagnosticados. Bernardo Barahona Corrêa, 42 anos, psiquiatra, diretor científico do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CADin), investigador da Fundação Champalimaud e professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa explica quais as principais manifestações deste síndrome e como é um desafio grande entrar na idade adulta.


Muita gente confunde Síndrome de Asperger e Autismo, não é?

O síndrome de Asperger é, na verdade, uma perturbação do espetro de autismo. O autismo caracteriza-se pela dificuldade na socialização, na comunicação verbal e não-verbal. Pode haver também algum atraso na linguagem e uma restrição no leque de interesses. Mas estas são as características do autismo em geral; no caso do síndrome de Asperger é diferente. Este síndrome tem algumas características particulares que passam por serem indivíduos com um bom nível intelectual – enquanto no autismo clássico existe um défice cognitivo -, muitas vezes são miúdos que desenvolvem precocemente uma linguagem quase de adultos e às vezes parecem mesmo «pequenos doutores».

O que os distingue então?

São crianças que se destacam, que sabem muito sobre determinados temas pouco comuns para a sua idade. Têm uma capacidade muito grande de memorização de temas altamente complexos. Aquilo que falha nas crianças e adultos com síndrome de Asperger é depois a parte da socialização, quer na capacidade de se relacionar e manter relações recíprocas durante um período de tempo, ou criar amizades como cada de nós cria, quer até por vezes alguma falha no desenvolvimento das competências sociais, como por exemplo, compreender os sentidos implícitos, as pequenas nuances, perceber as regras sociais que estão estabelecidas, compreender a linguagem corporal do outro. Organizam a sociedade que os rodeia de forma taxativa. Claro que isto tudo depois gera um desajeitamento social.

Em que idade começa a ser notória alguma perturbação?

Todas as perturbações relacionadas com autismo são perturbações de desenvolvimento, ou seja, estão presentes desde o nascimento. Enquanto o autismo nota-se nos primeiros meses de vida – há mães que me dizem «eu notei logo que o meu filho tinha qualquer coisa de diferente, não mamava, não se aninhava no colo» -, o síndrome de Asperger não é tão óbvio, muitas vezes só mais tarde é que se manifesta porque são crianças precoces ou brilhantes na linguagem ou começam a ter dificuldades de interação em casa ou na escola.

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O Asperger pode então ser confundido com timidez?

Sim, facilmente. Às vezes, é difícil distinguir se um comportamento socialmente reservado se deve ao síndrome ou se é uma característica da personalidade da pessoa.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é meramente clínico, não há nenhum marcador biológico, ou seja, não há nenhum exame ou análise que se possa fazer. Faz-se uma história clínica detalhada para perceber o relacionamento do paciente com outras pessoas ou com o próprio médico. O fundamental é uma história de desenvolvimento bem feita e desde cedo. No caso deste síndrome, é típico surgir quando os miúdos vão para a escola. Ali pelos três, quatro anos quando acontecem as primeiras interações com os colegas, quando começam a ter de partilhar, é aí que se notam os primeiros problemas.

Depois do diagnóstico completo, qual é o próximo passo?

Essa é uma questão espinhosa, não há um tratamento biológico, não há remédios. É, portanto, um tratamento complexo e idealmente multidisciplinar e sempre talhado à medida das necessidades de cada caso. Há pessoas que vivem perfeitamente com o síndrome porque vivem num ambiente que os aceita bem ou tiveram uma família que lidou bem com a questão e outros que não tiveram a mesma sorte e sofreram bullying, uns dos problemas mais frequentes nas crianças com Asperger, sobretudo na adolescência.

Que acompanhamento é que deve ser feito?

No acompanhamento de Asperger, o papel do médico acaba por ser o menos importante. O médico pode ser um pediatra de desenvolvimento, um neuropediatra ou um pedopsiquiatra ou psiquiatra na idade adulta. Muito importante é o papel dos outros profissionais de saúde que fazem todo o trabalho de reabilitação e psicossocial com estas pessoas como, por exemplo, a psicoterapia virada para o controlo de ansiedade, intervenções para o treino de competências sociais, etc… Estão sempre a pensar na conquista da autonomia.

A entrada na idade adulta acaba por ser um desafio muito maior, não é?

Sem dúvida. A entrada na vida adulta é sempre difícil porque passam de ambientes protegidos como os colégios ou a família para a faculdade ou o mercado de trabalho, onde há uma necessidade de dominar as competências sociais e lidar com a imprevisibilidade. Regularmente, surgem casos que até aí não tinham sido diagnosticados.

É verdade que há uma propensão maior nos rapazes para este tipo de transtorno?

A literatura varia muito, mas sim, o síndrome de Asperger afeta entre 5 a 10 vezes mais rapazes do que raparigas. Terá naturalmente a ver com alguma questão biológica, podem ser fatores genéticos relacionados com o sexo masculino. Em geral, este género é mais frágil em termos de desenvolvimento neurológico.


Leia mais: O que é o síndrome de Asperger? http://www.noticiasmagazine.pt/2017/o-sindrome-de-asperger-pode-ser-confundido-com-timidez/#ixzz4ZFrVICxH


2 comentários:

  1. Médico do Desporto, Fisiatra, Prof. ed. Física, quero saber se há escolas e/ou profissionais que trabalhem com superdotados na Cidade do Rio de Janeiro,RJ e/ou em Caxias, RKJ

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    1. A Neuropsicóloga especialista em superdotação e dupla excepcionalidade:


      Karin Veronnica (atende em Niteroi e no Jardim Botânico )
      987333310 tem um trabalho específico para jovens e crianças Superdotadas e encontros entre as crianças e seus pais.

      O Instituto Lecca , Projeto Rogério Stenberg e Ismart oferecem bolsa de estudos e fazem enriquecimento com alunos superdotados de baixa renda.

      Existem projetos:


      - ISMART (Consultor Ismart):
      - OSI
      - VOA
      - Bolsa ETAPA
      - Bolsa Objetivo
      - Fundação St Paul's
      - Colégio Graded
      - programa Prolider


      * O Poliedro também tem concurso de bolsas e turmas especiais para ITA. Alunos desta escola representaram quase 50% dos aprovados no ITA.
      * projeto Ismart estuda no colégio São Bento-RJ .
      * Instituto Janelas abertas, o Centro educacional da Lagoa todos no RJ que tbm fornecem bolsas de estudo.
      * Também no RJ, tem o Programa Estrela Dalva do Instituto Illeca:


      http://www.ilecca.org.br/quem-somos.html
      O Programa Estrela Dalva seleciona crianças superdotadas de famílias de baixa renda, em geral moradoras de comunidades menos favorecidas, e as prepara para a entrada em escolas públicas de excelência. Durante dois anos, elas têm oportunidade de se desenvolver academicamente, de desenvolver o pensamento divergente (criativo e crítico) e de participar de atividades culturais para que alcancem os mais altos níveis de especialização.


      Ao estimular nestas crianças o gosto pelo estudo e pelo desafio, estamos preparando-as para tornarem-se, no futuro, as grandes propulsoras do desenvolvimento do país nas mais diversas áreas de conhecimento.


      * No Projeto Voa tivemos sim alguns alunos que foram indicados ao programa Ismart e também ao Caça Talentos, representado pela Roberta Parollo. E vários deles tiveram acesso à uma melhor oportunidade !😊
      *

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