segunda-feira, 14 de maio de 2012

O desenvolvimento assincrônico de algumas crianças superdotadas







Um aspecto muito frustrante verificado em algumas crianças superdotadas é saber como administrar o seu desenvolvimento desigual, conhecido como desenvolvimento assincrônico. É frustrante e por vezes confuso, para os pais, porque as crianças nem sempre agem da sua idade cronológica. Por exemplo, uma criança superdotada de cinco anos pode estar a discutir o problema da fome no mundo num minuto e, no minuto seguinte, fazer uma birra porque ele tem que ir para a cama.




O avançado desenvolvimento intelectual das crianças superdotadas podem levar os pais, e outros adultos, a esperar um comportamento mais avançado destas crianças. Uma criança de cinco anos de idade, que pode discutir a fome no mundo como uma criança de dez anos, espera-se freqüentemente se comportar como uma criança de dez anos de idade. Quando ele age como um em vez de cinco anos de idade, um pai (ou professor) passa a ver que o comportamento como um comportamento imaturo.





A criança superdotada que está anos à frente dos companheiros de sua idade, no aspecto intelectual, nem sempre apresenta este mesmo avanço no seu aspecto emocional ou social. Uma avançada capacidade intelectual simplesmente não permite que uma criança lide com as emoções melhor do que qualquer outra criança.





O que os pais podem fazer a respeito do assincronismo que uma criança superdotada pode apresentar em seu desenvolvimento ?





Nada pode ser feito para mudar o modo como as crianças se desenvolvem, desenvolvimento, de modo assíncrono não pode ser corrigido ou alterado. No entanto, a vida em uma casa com uma criança superdotada assíncrona pode ser facilitada, quando os pais compreendem este desenvolvimento. Aqui estão algumas dicas rápidas :





· Reconhecer que o desenvolvimento emocional e social de uma criança superdotada nem sempre estará correspondendo ao seu desenvolvimento intelectual. Antes de responder a explosão emocional do seu filho ou a conclusão de que seu filho é socialmente ou emocionalmente imaturo, pare um momento para lembrar-se da idade cronológica da criança.




·  . Compreender que o desenvolvimento assíncrono cria necessidades especiais. Por exemplo, as crianças superdotadas precisam de apoio emocional, assim como todas as crianças precisam, mas eles também precisam de estímulo intelectual avançado. Um talentoso de quatro anos de idade, que podem discutir os buracos negros, ainda precisa de abraços confortantes.




· Reconhecer que as crianças superdotadas podem não vir a ter as suas necessidades emocionais, sociais e intelectuais supridas pelas mesmos colegas. Isso significa que eles podem ser capazes de se socializar em um grau, com crianças em idade própria, mas pode também precisam de oportunidades para interagir com outras crianças superdotadas, crianças mais velhas, ou mesmo adultos. Os pais devem empregar todos os esforços para proporcionar essas oportunidades.

8 comentários:

  1. Por esse motivo, tenho pensado muito antes de adiantá-lo na escola. Ele abrange muitos assuntos que não são pertinentes á sua idade, porém sofre se um amiguinho não conversar, se ouvir uma palavra mais dura ou simplesmente uma correção.
    Tenho medo que as crianças da série acima percebam a fragilidade dele e acabem chateando ele.

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  2. Kari. A decisão de acelerar é muito delicada e deve ser muito bem considerada, antes de ser feita. Acima de tudo, deve ser atentado para o emocional da crianá, se ela vai conseguir acompanhar, emocionalmente, as demais crianás. A sua preocupação, de que as crianças da série acima possam vir a perceber a fragilidade dele e acabem o chateando tem, mesmo, fundamento, e, por vezes isto acontece sim. Por isto é que a criança tem que estar com o emocional tranquilo, para saber lidar com estas situações. Crianças mais velhas tendem a ser mais maliciosas, também... E, como você diz que ele é muito sensível(e que acontece muito entre os superdotados), é possível que ele sinta mais as frustrações e isto ele, também, irá sentir mais, se estiver numa série acima..

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  3. Olá, Cláudia.
    Parabéns pelo blog, achei muito interessante.
    Sou mãe de um garotinho superdotado de cinco anos de idade, e o assincronismo em relação á sua "idade" intelectual X cronológica tem nos deixado de cabelo em pé. Meu filho faz enriquecimento curricular no contraturno e este ano foi acelerado 1 ano na escola em que estuda, em caráter experimental.
    Boa sorte para todos nós, mães e pais dessas crianças tão especiais!

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  4. Que legal, Fran ! De onde você eh ? Venha participar da comunidade do Orkut "Pais de Superdotado" !

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  5. A ASSINCRONIA É UM DESAFIO MESMO PARA OS PAIS,MAS HÁ DE SE PREVALECER O BOM SENSO.MEU FILHO TEM A PARTE PEDAGOGICA DE SOBRA P/ A ACELERAÇAO,MAS AINDA ESTÁ SE AFIRMANDO NO LADO EMOCIONAL,PORTANTO OPTEI PELA SUA FELICIDADE, QUE ACREDITO ESTÁ NA SUA CLASSE DE ORIGEM,AGORA ENTROU UM MENINO EM SUA CLASSE MUITO PARECIDO C/ JUNIOR MAIS CALMO, MAIS OBSERVADOR, MUITO EDUCADO E TRANQUILO, A EMPATIA ENTRE OS DOIS FOI INSTANTANEA, MAIS UM MOTIVO P/ DEIXA-LO COMO ESTÁ ,AFINAL ELE SEMPRE SERÁ MUITO BOM EM QUALQUER AREA ACADEMICA. E ELE NAO SE IMPORTA DE AS VEZES TER AULAS REPETITIVAS ,POIS GOSTA MUITO DOS AMIGOS, SEM CONTAR QUE SUA PAIXAOZINHA DE CRIANÇA ESTÁ EM SUA CLASSE ,NUNCA QUE VOU SEPARA-LOS.

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  6. Então, Cláudia, sou de Marília, interior de SP.
    Obrigada pelo convite e pelas contribuições do blog.

    Abraços,
    Fran.

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  7. :) Bem vida, Fran ! Aí no interior, temos a Marta, de Limeira, que é uma mãe bem atuante, tanto no blog, quanto em nossa comunidade.

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