sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Altas Habilidades e Superdotação. Diferença ou Sinônimos?







Altas Habilidades e Superdotação: Diferença ou Sinônimos?


Segundo o Parecer 51/2023 do CNE, ainda pendente de homologação pelo MEC, é necessário diferenciar os termos “Altas Habilidades” de “Superdotação”. Entenda mais nos próximos slides.


Definições:


📚 Altas Habilidades: Aspectos moldados pelo ambiente (família, escola, cultura). A ênfase está no desenvolvimento.


💡 Superdotação: Fatores inatos e genéticos, ligados à inteligência e personalidade. Está relacionado com características hereditárias.


Fonte: Virgolim, Ângela Magda Rodrigues. O Modelo teórico de Renzulli, 2019.


Classificações Psicométricas:


🧠 Psicometria:


Altas Habilidades: QI entre 121 a 129 (Wechsler – Sattler, 1992).


Superdotação: QI igual ou acima de 130.


As classificações podem variar conforme o teste: WISC, SON R (crianças) ou WAIS (adultos).


Fonte: Wechsler – Sattler (1992), Struiksma & Geelhoed (1996).


Teorias da Superdotação:


Diferentes Teorias:


Teoria Triárquica da Inteligência (STERNBERG, 2000)


Modelo Diferenciado de Superdotação e Talento (GAGNÉ, 2000)


Teoria das Inteligências Múltiplas (GARDNER, 1983)


Teoria dos Três Anéis (RENZULLI, 1986)


Renzulli define superdotação como a interação entre:

✔️ Habilidade acima da média

✔️ Motivação

✔️ Criatividade


Tipos de Superdotação:


Superdotação Acadêmica:

Desempenho notável nos estudos, fácil de identificar em testes de QI.


Superdotação Produtiva-Criativa:

Foco na criação de produtos e ideias originais. Não necessariamente associado a um QI elevado.


Fonte: Renzulli & Reis (1997).


Legislação Brasileira:


Conceito na legislação: Nossa legislação considera superdotados aqueles com potencial elevado em diversas áreas, como intelectual, liderança, artes, criatividade (Resolução 4/2009 do CNE).


Além disso, o Parecer 17/2001 do CNE define que alunos com altas habilidades ou superdotação devem receber desafios suplementares, podendo até concluir etapas escolares em menor tempo.


Atendimento Educacional:


Inclusão no Ensino: Tanto alunos com altas habilidades quanto os superdotados têm direito ao atendimento educacional especializado.


Mesmo aqueles que apresentam altas habilidades em áreas específicas, como alunos com autismo e hiperfoco, também têm o direito garantido, mesmo sem QI superior a 130.


💬 Minha Opinião: Como neurocientista, acredito que altas habilidades e superdotação são condições diferentes, conforme o Parecer 51/2023 do CNE.


Como advogada especialista em Direito Educacional:

Entendo que ambos, alunos com altas habilidades e superdotação, têm direito ao mesmo tipo de atendimento especializado, conforme garantido pela nossa legislação.


Créditos:


📝 Texto de autoria: Claudia Hakim

É proibida a veiculação deste texto ou a sua reprodução sem dar os devidos créditos à autora.


Claudia Hakim 

OAB/SP 130.783

Advogada Especialista em Direito Educacional 

Pós Graduada e especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada


Autora dos livros


- Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação, Editora Hogrefe


- Superdotação e Dupla Excepcionalidade.Editora Juruá, dentre outros livros desta área e temática 


Contato: claudiahakim@uol.com.br 


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https://youtube.com/@claudiahakim100?si=m8FGQ2MGVS1x4lKa

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