Quando o atendimento é bom, eu venho aqui e elogio. Também divulgo o bom
trabalho, seja de um profissional, seja de algum Naah´s ou de sala de recurso
de atendimento de alunos com altas habilidades/ superdotação. Porém, não vou
deixar passar batido quando me deparo com um péssimo exemplo (um não, vários como vocês, leitores, poderão ver
abaixo !) de atendimento de um órgão
público, como o do NAAH´S do RJ, que recebe verba do governo, justamente
para atender e dar suporte aos pais de crianças com indicativos de
superdotação.
Pois vejam, que a mãe que aparece na troca de e-mails abaixo, entrou em
contato com o Naah´s do RJ, antes de chegar ao meu grupo. Ela queria saber
aonde poderia fazer avaliação neuropsicológica, que fora solicitada pelo
neuropediatra que atendeu o filho dela. A resposta do NAAH´S não foi só fora
vaga, como fora, também, seca.
Verdadeiro descaso com a mãe e a criança em questão. Verdadeiro descaso
com o dinheiro público. Nosso dinheiro !
Vergonhoso !
Isto vai totalmente contra o que diz no site do NAAH´s do RJ (http://naahsrj.blogspot.com.br/) abaixo copiado :
“ Criado em 10 de em novembro de 2006 pela Secretaria Estadual de
Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC, Resolução SEE nº 3397 (DO de
16/11/06), em parceria com o MEC para
cumprimento das Políticas Públicas para a Inclusão Pedagógica do Aluno com
Altas Habilidades / Superdotação, o NAAH/S é Centro de Referência no atendimento às Altas Habilidades / Superdotação,
integrando a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação.
Em 21 de maio de 2008,
através da Resolução SEE nº 3968 (DO de 11/06/08) o Estado normatiza o atendimento educacional aos Alunos com
indicadores de Altas Habilidades / Superdotação na Rede e garante que a
identificação é Pedagógica - realizada pelos profissionais da Escola.
O NAAH/S-RJ realiza a
Formação Continuada para Profissionais da Educação da Rede em regime de
itinerância por todo o Estado em parceria com os NAPES - Núcleo de Apoio
Pedagógico Especializado - que são 30 distribuídos pelas 15 Regionais do Estado
do Rio.
Os Alunos da Rede identificados pelos Profissionais das Escolas são
encaminhados para atividades de Suplementação nas Salas de Recursos, onde são acompanhados para verificação e
confirmação de seus Talentos em Atividades de Enriquecimento Curricular.
Desde a sua criação o Estado vem ampliando consideravelmente os
percentuais do Censo, pois em 2006 eram apenas seis Alunos identificados e
em 2012 foram identificados 357 Alunos. Este percentual ainda não corresponde
aos referencias da Organização Mundial de Saúde - OMS que cita de 3% a 5% de
Alunos e o dos Especialistas que falam no percentual de 15% a 20% da Educação
Básica. A diferença entre estes percentuais está relacionada ao fato da OMS
privilegiar os Talentos Acadêmicos e os Especialistas contemplam todas as áreas
da Inteligência.
O NAAH/S-RJ realiza
encontros mensais em sua sede para Orientação
e Trocas com Pais & Responsáveis de Alunos com AH/S de todas as Redes de
Ensino. Além das orientações realizadas eletronicamente.
Realizamos orientações para Universitários. Parcerias são realizadas para
o desenvolvimento de Atividades para as Altas Habilidades / Superdotação na
Rede Estadual.”
Espero que o NAAH´s reveja a sua postura e atendimento, ou então, é melhor que as nossas verbas públicas sejam destinadas a outros órgãos que irão, com certeza, fazer melhor uso do nosso dinheiro e tratar com respeito aqueles que lhes procuram, pedindo orientação..
Isso é vergonhoso e desrespeitador para quem só pediu ajuda a um órgão que funciona para isso. É assim, a luta de quem precisa de um um atendimento. Uma mãe aflita, buscando uma ajuda para poder lidar com a situação do filho. Respostas evasivas, não esclarecedoras foi o que dispuseram a oferecer. Que chegue até os responsáveis para uma rea-avaliação do péssimo trabalho que estão oferecendo. Andrea Agnes. Pedagoga. Mestre em Educação. Mãe de uma criança especial - Asperger. Solidariedade acima de tudo.
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