ATENDIMENTO SUPLEMENTAR
Informações extraídas do site do MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL,
da Cartilha SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALTAS
HABILIDADES / SUPERDOTADAÇÃO, Brasília, 2.006 :
Conforme as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação
básica (Brasil 2001d), devem ser oferecidos serviços de apoio pedagógico
especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais. No caso do
superdotado, sugere-se o atendimento suplementar para aprofundar e/ou
enriquecer o currículo escolar. Este atendimento é realizado em salas de
recursos, Localizadas em escolas da rede regular de ensino, em horário
contrário ao da sala de aula comum. A sala de recursos atende alunos oriundos
da própria escola e de escolas próximas que não possuem tal serviço. O
atendimento suplementar a alunos superdotados da educação infantil inicia-se
por volta dos quatro anos de idade e tem
como objetivo oferecer oportunidades para que eles explorem áreas de interesse,
aprofundem conhecimentos já adquiridos e desenvolvam habilidades relacionadas à
criatividade, resolução de problemas e raciocínio lógico. Além disso, esse
atendimento contribui para o
desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como cooperação e
autoconceito, e propicia ao aluno oportunidades
para eles vivenciarem o processo de aprendizagem com motivação. É
importante ressaltar que não é simples
realizar, com precisão, um diagnóstico de superdotação para crianças da
educação infantil, considerando-se que elas estão em fase inicial de
desenvolvimento e que podem, ainda, ser muito estimuladas pela Família. Nesse
sentido, o atendimento em salas de recursos possibilita ao professor observar e
acompanhar o desempenho do aluno e verificar se o mesmo pode ser caracterizado
como uma criança com altas habilidades/superdotada.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Crianças com altas habilidades/superdotadas em idade pré-escolar devem
vivenciar diversas situações de aprendizagem de forma a desenvolver suas
habilidades e talentos. Isso significa implementar
atividades que envolvam o pensamento criativo (produção de muitas idéias
originais e variadas) e crítico, e
que levem a criança a fazer conexões
entre idéias, resolver problemas e levantar questionamentos.
É importante, ainda, proporcionar à criança oportunidades para explorar mais amplamente um tema de seu interesse.
Sob uma perspectiva efetiva, espera-se que a criança com altas
habilidades/superdotada desenvolva suas habilidades interpessoais e de
comunicação, autonomia, iniciativa, um autoconceito positivo, e uma compreensão
do outro e seu ponto de vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário