quarta-feira, 18 de julho de 2012

Superdotação e Diagnósticos Equívocos


Extraído do site : http://talentdevelop.com/learndisord.html e traduzido pela autora deste Blog eu.. he he)


 



Muitas crianças superdotadas e talentosas (e adultos) estão sendo mal diagnosticada por psicólogos, psiquiatras, pediatras e outros profissionais de saúde.



Os erros mais comuns de diagnósticos são Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtorno desafiador opositivo (OD), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e transtornos do humor, tais como Transtorno Ciclotímico, Transtorno Dysthyinic, depressão e transtorno bi-polar.



Estes comuns erros de diagnósticos decorrem de uma ignorância entre os profissionais sobre as especificidades sociais e emocionais das crianças superdotadas que são erroneamente assumidos por esses profissionais para ser sinais de patologia. 


Apesar dos mitos prevalentes pelo contrário, as crianças superdotadas e os adultos estão em risco psicológico particular devido a ambas as características internas e fatores situacionais. Estes fatores internos e situacional podem levar a dificuldades interpessoais e psicológicos para crianças superdotadas e, posteriormente, a mis-diagnóstico e tratamento inadequado.



Fatores internos



Historicamente, quase todas as pesquisas sobre indivíduos superdotados tem se concentrado nos aspectos intelectual, especialmente nosentido acadêmico.




Até recentemente, pouca atenção tem sido dada   aos fatores de personalidade que acompanham alto intelecto e criatividade....




Talvez o mais universal característica, ainda mais frequentemente negligenciado, de crianças e adultos dotados é a sua intensidade (Silverman, 1993; Webb, 1993). Uma mãe descreveu sucintamente quando ela disse "O lema do meu filho é que nada valerá à pena, se não for feita com intensidade."




As crianças superdotadas e os adultos superdotados muitas vezes são extremamente intensosseja na sua resposta emocional, atividades intelectuais, a rivalidade entre irmãos, ou as lutas de poder com uma figura de autoridade.





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