Extraído do site : http://talentdevelop.com/learndisord.html e traduzido pela autora
deste Blog eu.. he he)
Muitas crianças superdotadas e
talentosas (e adultos) estão sendo mal diagnosticada por psicólogos,
psiquiatras, pediatras e outros profissionais de saúde.
Os erros mais comuns de
diagnósticos são : Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH), transtorno desafiador opositivo (OD), Transtorno Obsessivo-Compulsivo
(TOC) e transtornos do humor, tais como Transtorno Ciclotímico, Transtorno
Dysthyinic, depressão e transtorno bi-polar.
Estes comuns erros de
diagnósticos decorrem de uma ignorância entre os profissionais sobre as
especificidades sociais e emocionais das crianças superdotadas que são
erroneamente assumidos por esses profissionais para ser sinais de
patologia.
Apesar dos mitos prevalentes
pelo contrário, as crianças superdotadas e os adultos estão em risco
psicológico particular devido a ambas as características internas e fatores
situacionais. Estes fatores internos e
situacional podem levar a dificuldades interpessoais e psicológicos para
crianças superdotadas e, posteriormente, a mis-diagnóstico e tratamento
inadequado.
Fatores internos
Historicamente, quase todas as
pesquisas sobre indivíduos superdotados tem se concentrado nos aspectos
intelectual, especialmente nosentido acadêmico.
Até recentemente,
pouca atenção tem sido dada aos fatores de personalidade que
acompanham alto intelecto e criatividade....
Talvez o mais
universal característica, ainda mais frequentemente negligenciado, de
crianças e adultos dotados é a sua intensidade (Silverman,
1993; Webb, 1993). Uma mãe descreveu sucintamente quando ela disse
"O lema do meu filho é que nada valerá à pena, se não for feita
com intensidade."
As crianças
superdotadas e os adultos superdotados muitas vezes são extremamente intensos, seja na sua
resposta emocional, atividades intelectuais, a rivalidade entre irmãos, ou as
lutas de poder com uma figura de autoridade.
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O blog traz artigos e informações por uma advogada Especialista em Direito Educacional, Pós-Graduada em Neurociência, Psicologia Aplicada. É palestrante, professora e autora de livros e artigos sobre estes temas. Sócia Fundadora do Instituto 2e. Autora dos Livros: Superdotação e Dupla Excepcionalidade. Ed. Juruá. Como lidar com as Altas Habilidades/Superdotação. Ed. Hogrefe. E-book: Formas de Atendimento e a legislação aplicável aos alunos com Superdotação e a Dupla Excepcionalidade". Eduzz
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