quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fundação Nokia de Ensino (FNE)


Esses dias, uma colega da comunidade do Orkut, a Selma, que também é leitora do meu blog, me trouxe esta notícia de que, em Manaus tem uma escola, situada no distrito industrial, que tem uma proposta muito boa para os alunos em horário integral, na área tecnológica. Mas, infelizmente, esta escola somente é oferecida aos alunos do ensino médio como profissionalizante.



A Selma, nos pontuou que, infelizmente, voltamos à mesma tecla. A de que, o que geralmente, é oferecido ao aluno talentoso é somente a partir do ensino médio. As propostas são maravilhosas como a que eu trouxe, aqui no blog, da Fundação Estudar, mas ainda não servem para nossos filhos, que são pequenos e estão no ensino fundamental.


http://www.fundacaonokia.org/interna.asp?id=3


HISTÓRIA


A história da Fundação Nokia inicia em 1986 com a implantação do Centro Estadual em Informática (CEPI), um projeto com convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Governo do Estado do Amazonas, Federação das Industrias do Amazonas (FIEAM) e o Centro das Industrias do Estado (CIEAM). O centro profissionalizante, instalado no prédio da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), funcionou apenas por 1 ano, oferecendo curso de informática a sociedade amazonense.



Em 1987, o CEPI foi desativado, dando inicio as atividades da Fundação Mathias Machline (FMM), cujo mantenedora era Sharp do Brasil, ampliando assim o número de vagas e a inclusão do curso de Eletrônica na instituição. Neste momento nascia um grande projeto de responsabilidade social no estado do Amazonas, hoje, Fundação Nokia de Ensino.



A Fundação Nokia de Ensino (FNE) iniciou suas atividades em 2001 quando a Nokia do Brasil Tecnologia Ltda assumiu a instituição, com uma nova estrutura, novos cursos, mais vagas disponíveis para a comunidade e com uma filosofia educacional totalmente voltada a busca contínua pela excelência na educação,criando assim, oportunidade igualitária a toda a sociedade amazonense que tem o sonho de ingressar na Fundação Nokia de Ensino.






Hoje, a Fundação Nokia de Ensino constitui-se em um dos maiores investimentos em responsabilidade social da Nokia no mundo, tornando-se modelo para outras instituições.



Em 2009, pelo segundo ano consecutivo, a FNE posicionou-se como a melhor escola de Ensino Médio Profissionalizante da Região Norte do Brasil, de acordo com o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Nos dois anos anteriores, havia se destacado como a melhor escola de Ensino Médio do Estado do Amazonas, pelos mesmos critérios avaliativos.



A Fundação Nokia também destaca-se pelas inúmeras medalhas conquistadas por seus alunos nas olimpíadas e feiras que participaram ao longo dos anos de atuação em Manaus, como destaque na Astronomia e Astronáutica, Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia),Olimpíadas de Física, Informática, Química.


Toda esta história de sucesso foi construída com muita dedicação, desenvolvimento de talentos, uma visão de futuro, pois, acreditamos que a educação é o principal fator na construção de uma sociedade melhor.


ESTRATÉGIA


A Fundação Nokia de Ensino é o maior projeto social da Nokia no mundo. Mais do que alunos talentosos, forma o cidadão . Um ser crítico, ético e consciente de seu papel na sociedade. São mais de 2.000 jovens formados, reconhecidos pelo mercado.





ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO




A Fundação Nokia de Ensino oferece 4 cursos para o Ensino Médio :


Curso Técnico em Eletrônica - o jovem é capacitado a atuar na aplicação, montagem, instalação e manutenção de equipamentos e de circuitos eletrônicos. Aprende realizando testes e ensaios em equipamentos industriais de última geração, usados pelas maiores empresas do mundo.


Curso Técnico em Informática - desenvolvem softwares e modelagem de banco de dados. Dominam a linguagem de programação, como pascal, c++, delphi, visual basic e sql. Desenvolvem sistemas e aplicações para internet e saem preparados para atuar em empresas que necessitam imprimir velocidade no processamento de informações.


Curso Técnico em Mecatrônica - desenvolvem o planejamento, instalação, operação, qualidade e produtividade dos processos de manufatura automática. Operam algumas das máquinas mais avançadas do país, integrando tecnologia eletrônica e mecânica, de controle automático e de computação.



Curso Técnico em Telecomunicações - capacita os jovens para atuarem nas áreas de desenvolvimento, operação e manutenção dos sistemas de telecomunicações, centrais telefônicas, cooperação em projetos de redes de telefonia, implantação de telefonia celular e comercialização de equipamentos.


PÓS MÉDIO – EDUCAÇÃO CONTINUADA


Conheça o perfil de cada curso oferecido pela FNE:


Pós-MédioTécnicos (Modalidade Subsequente):


O Pós-Médio oferece aos alunos egressos do Ensino Médio, cursos no período noturno com duração de 18 meses, que desenvolvem habilidades técnicas e ampliam oportunidades de crescimento profissional.



A Fundação Nokia de Ensino atua nos seguintes eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Industrial;


Veja o perfil de cada curso:


Automação Industrial (Lançado em 2010)



Atua em projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação. Programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.


Eletroeletrônica



Atuação em empresas do setor industrial como formação em planejamento, controle e realização de ações relativas à manutenção em conformidade com normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança do trabalho.




Eletrônica



Aplicação, montagem, instalação, manutenção e realização de testes e ensaios em equipamentos industriais. Execução de projetos, processos de instrumentação, implantação de novos produtos, manutenção de linhas de produção e reparo de produtos eletrônicos.segurança.


Manutenção e Suporte em Informática



É o responsável pelo bom andamento dos equipamentos de hardware e software de uma empresa, cabendo a ele substituir, adaptar ou atualizar tecnologias relacionadas a esses dispositivos, incluindo criação e segurança de redes de dados.


Qualidade



Atua na implantação e padronização dos processos de uma organização: análise de dados técnicos, elaboração de especificações, assessoria e assistência técnica.


PERFIL PROFISSIONAL FNE – CONTRATE UM TALENTO


CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA :


Habilita profissionais para atuar na área de automação dos processos, de manufatura, integrando a tecnologia eletrônica, mecânica, de controle automático e de computação, por meio do desenvolvimento de atividades de planejamento, instalação, operação, manutenção, qualidade e produtividade desses processos.


CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA :




Habilita profissionais para atuar na indústria eletro-eletrônica com conhecimento em teoria da comunicação, leitura e interpretação de esquemas de circuitos eletrônicos. O Técnico em Eletrônica atua na aplicação, montagem, instalação e manutenção de equipamentos, realiza testes e ensaios em equipamentos industriais e assiste tecnicamente na comercialização de eletro-eletrônicos.


CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA :



O Técnico em manutenção EletroEletrônica é um profissional capacitado para atuar em empresas do setor industrial com formação em planejamento, controle e realização de ações relativas à manutenção, em conformidadescom normas técnicas, ambientais, da qualidade, seguraça e saúde no trabalho.



CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES :


Habilita profissionais para atuar nas áreas de desenvolvimento, operação e manutenção dos sistemas de telecomunicações, centrais telefônicas, cooperação em projetos de redes de telefonia, implantação de telefonia celular e comercialização de equipamentos.


CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA:


Habilita profissionais para atuar em empresas que necessitam imprimir velocidade no processamento das informações através do computador, com domínio nas linguagens Pascal, C++, Delphi, Visual Basic, SQL e linguagem para internet, aplicativos como Excel, Power Point etc, além de desenvolver modelagem para banco de dados e ter conhecimentos em análise de sistemas.



CURSO TÉCNICO EM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE:

Habilita profissionais para atuar em implantação e desenvolvimento da rotina dos processos de uma organização, em padronização dos processos, análise de dados técnicos, elaboração de especificações, assessoria e assistência técnica específicas. O Técnico em Qualidade e Produtividade conduz equipes de instalação,montagem, operação, reparo e manutenção industrial.



Entre em contato conosco e contrate um talento para sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário