segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dupla excepcionalidde SD/TDAH



Estes dias, recebemos, na comunidade do Orkut, Pais de Superdotado, o seguinte pedido : " Ajudemmmmm. Bem minha filha foi diagnosticada como tdha, depois fiz um teste e deu que ela era superdotada qi 148 ela tem 8 anos. Existe um metodo pedagogico mais adequado quanto ao superdotado.

Ela estava num colegio rigido , tradicional por que a psicologa que a acompanhava que era psicanalista dizia que ela precisava de limite. Bem , desde pequena ela é bem esperta e sabida, na pre escola eramos chamados pela coordenadora por dizerem que ela nao tinha. Aos 4 anos indicaram uma psicologa que dizia que ela era muito inteligente e que nos nao tinhamos pulso parta ela.Indicou que eu mudasse de escola que era montssoriana para uma tradicional. Mudei no começo tivemos muitos problemas , ela ficou muito ansiosa, mas se apegou a tia, apos 2 anos neste colegio começaram os problemas, pegou uma professora implicante que reclamava o tempo todo. Nao gostava de ir para o colegio e nao gostava das tarefas e vivia voando na aula. Daí procurei um psiquiatra infantil ele diagnosticou tdha e indicou uma psicologa cognitiva que solicitou um teste neuro psicologico, tal teste indicou a superdotaçao, porem indicou problemas comportamentais. O psiquiatra disse que por ela ser muito inteligente ela nao tem nenhum prejuizo do tdha cognitivamente. E que o teste nao diz se ela e ou nao tdha. Seu vocabulario sempre foi avançado para a idade e ela e muito observadora e inteligente"


A resposta que eu dei ao pedido dela foi baseado no livro "Desenvolvimento de Talentosos e altas habildades", de Denise de Souza Fleith e Eunice M. L. Soriano de Alencar, Ed. Armed, Capítulo 4, paginas 51 a 64, que tem um capítulo inteiro dedicado a este tema, aonde as autores comparam com um gráfico os comportamentos das crianças SD, TDAH, SD e TDAH. É muito interessante e eu recomendo que comprem ! Vou dar uma resumida, para que as pessoas que tenham as mesmas dúvidas, saibam como os especialistas em Superdotação encaram este tema :


Por vezes o TDA pode, mesmo, se confundir com a superdotação. Mas, na literatura e na vida real, também há casos de crianças superdotadas que têm TDA, que, conjugada com a superdotação, recebe o nome de dupla excepcionalidade em superdotação. A literatura mostra que muitos profissionais da área médica e psicológica não estão familiarizados com as características emocionais e sociais dos indivíduos com altas habilidades / superdotação, o que os leva à elaboração de diagnósticos imprecisos. Em geral, a confusão diagnóstica ocorre porque o comportamento inadequado é atribuído a uma condição patológica, em vez de comportamentos típicos dos indivíduos com altas habilidades / superdotação.

No evento específico de superdotação e TDAH, muitos autores afirmam que os superdotados têm sido incorretamente identificados como portadores de TDAH devido aos critérios adotados serem fundamentados nas ciências médicas e pedagógicas sem se considerar o conhecimento do compo da superdotação. A dificuldade em diferenciar características de SD e TDAH e reconhecer a coexistência dessas condições pode facilmente conduzir a uma identificação confusa e duvidosa. Os erros de diagnósticos existentes na área devem-se principalmente à presença das características de superdotação há reconhecidas, erroneamente interpretadas como sintomas de TDAH, e também à ocorrência de transtornos de atenção entre superdotados, avaliados equivocadamente como características típicas da superdotação.



Alguns pesquisadores defendem que os comportamentos superdotados observados como sintomas de TDAH são, na verdade, características de altas habilidades / superdotação e estão associados traços de intensidade e super excitabilidade que marcam o comportamento assincrônico do superdotado. Por outro lado, há autores que afirmam que SD e TDAH são condições distintas, mas que podem coexistir, o que caracteriza a dupla excepcionalidade. Esses autores também fazem uma leitura do desenvolvimento do superdotado à luz da teoria de Debrowski da desintegração positiva e apresentam uma concepção de dupca excepcionalidade que não descarta a relevância do desenvolvimento assincrônico, nem a presença de superexcitabilidade nos comportamentos.

No entanto, entendem que a intensidade de aspectos reacionados ao comportamento hiperativo, principalmente, a desatenção, acentuam as diferenças entre Superdotado puro e simples e SD/ TDAH. Comportamentos hiperativos podem ser encontrados em crianças com altas habilidades, talentosas e criativas e com TDAH. Contudo, crianças TDAH frequentemente apresentam altos níveis de atividade, demonstrados na maioria das situações. Em contrapartida, crianças talentosas também são ativas, porém, suas atividades são geralmente focadas e dirigidas, diferentemente do comportamento das crianças com TDAH. Portanto, hiperatividade é um comportamento que pode estar presente em SD e TDAH, mas que se evidencia de maneiras diferentes. No SD, está relacionada às atividades pouco desafiadores, ao currículo escolar insuficiente e ao estilo de aprendizagem.



No TDAH é resultado da junção dos sintomas do transtorno. É importante diferenciar comportamento hiperativo de TDAH. O primeiro está associado a um alto nível de energia produtiva, enquanto o segundo é uma manifestação persistente e inadequada de comportamentos de inquietação e falta de controle motor e psíquico.


Vale à pena dar uma conferida no livro !!!


9 comentários:

  1. É UM CRIME CRIANÇAS MAL DIAGNOSTICADAS POR PROFISSIONAIS QUE NAO SAO ESPECIALISTAS EM ALTAS HABILIDADES,CHEGANDO AO DE MEDICAR ESTAS CRIANÇAS SEM NECESSIDADE.ISSO PRECISA MUDAR

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  2. Verdade ! Muito triste esta situação. Espero que os meus netos tenham um futuro melhor..rs..

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  3. O seu relato foi de grande valia para mim. O meu filho de 7 anos está passando por situação semelhante. A professora andou implicando com ele por causa de sua desatenção e sugeriu que ele tivesse TDA ou TDAH. Uma neuropediatra e duas psicólogas logo descartaram esses problemas, sendo que a última aplicou-lhe o teste das matrizes progressivas de Raven. Ele acertou 99%. Por isso, decidi procurar uma especialista no assunto "superdotação".
    Conclusão: Nunca acreditem na opinião das professoras acerca de TDA/TDAH sem antes procurar pelo menos dois especialistas.

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  4. Anonimo. O seu depoimento eh muito enriquecedor, para nos, pais de criancas PAH's. De onde vc eh ? Que bom que teve oportunidade de ser bem conduzida e orientada ? De onde vceh ? Quem fez a avaliacao de seu filho ? Venha participar da nossa comunidade do Orkut "Pais de Superdotado".

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  5. Tenho a impressao que minha filha tem SD/TDAH. Ela tem profunda dificuldade em atividades simples como comer ou escovar os dentes, se distraindo com muita facilidade (enquanto escrevo, ela esta escovando os dentes, mas ja' apagou e acendeu as luzes do banheiro umas 3 vezes e deixou a escova na pia, enquanto isso). Sempre eh necessario relembra-la do que esta fazendo. Entretanto atividades mais elaboradas ela esta muito a frente dos companheiros da mesma idade. Comecou a ler muito a frente, toca violino e conhece em detalhes especies de dinossauros (agora tah na fase dos dinossauros, antes mas com 4 anos ela sabia os planetas do sistema solar em detalhes). Eh um paradoxo complicado de administrar.

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  6. Samuel,
    Quantos anos a sua filha tem ?

    De onde vocë é ? Dependendo de onde vc for, posso te indicar um avaliador.

    Seria interessante sua filha ser avaliada primeiro por uma psicóloga, especializada em superdotação e ver se ela consegue detectar ou descartar a TDAH. Alerte à avaliadora sobre a sua suspeita sobre a TDAH e, caso ela não se convença, tire a prova dos sete com a opinião de um neurologista sobre a questão do TDAH.

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  7. Tenho q.i. de 140 na escala wais III, e tenho muitos sintomas comportamentais da SD que me atrapalharam toda vida: hipersensibilidade, diferenças de interesseses em relação às pessoas da minha idade, ansiedade, etc.

    Quando estava com depressão, antes dos 23 anos, fui diagnosticado com transtorno de ansiedade e tad com predominância em desatenção- este apresenta muita comorbidade com aquele.

    SD, de fato é uma condição que precisa de maior atenção, tive oscilações absurdas no meu desempenho escolar ao longo da vida, poderia ter tirado melhor proveito se houvesse tide um acompanhamento adequado.

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  8. Tenho q.i. de 140 na escala wais III, e tenho muitos sintomas comportamentais da SD que me atrapalharam toda vida: hipersensibilidade, diferenças de interesseses em relação às pessoas da minha idade, ansiedade, etc.

    Quando estava com depressão, antes dos 23 anos, fui diagnosticado com transtorno de ansiedade e tad com predominância em desatenção- este apresenta muita comorbidade com aquele.

    SD, de fato é uma condição que precisa de maior atenção, tive oscilações absurdas no meu desempenho escolar ao longo da vida, poderia ter tirado melhor proveito se houvesse tide um acompanhamento adequado.

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  9. Meu filho foi recentemente diagnosticado SD/AH. Hoje ele fez o teste P300 e soubemos que ele também apresenta TDA. Não é hiperativo. Se destrai facilmente na escola. Tem problemas com o registro pela escrita, contudo suas notas são excelentes, faz perguntas e é curioso sobre temas científicos além da sua idade e nível escolar. Parece que a escola é muito chata para ele , cheia de deveres... me sinto insegura e perdida.

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